Notícias

Porto Inglês

22/09/2017

A ilha do Maio tem como o seu principal porto o Porto Inglês, muito utilizado no passado pela navegação internacional que ali ia carregar sal proveniente de suas importantes salinas.
 
Tinha este um pequeno cais de betão armado para movimentação de mercadorias e passageiros. Com o propósito de melhorar essa situação, construiu-se um cais acostável, no âmbito do mesmo pacote que o da Boa Vista, e foi orçado em cerca de 476 mil contos.
 
Este porto localiza-se a cerca de um Km para NW da Vila do Maio, junto da antiga ponte dos ingleses.
 
O porto é constituído basicamente por uma ponte - cais de betão armado, com 112m de comprimento e 14,5m de largura, e respetivo acesso de estrutura idêntica com 110,5m de comprimento de 8,2m de largura e por um terrapleno em uma área de 7000 m2. O terrapleno é protegido em todo o seu perímetro por uma retenção em talude de enrocamento.
 
A ilha do Maio tem como o seu principal porto o Porto Inglês, muito utilizado no passado pela navegação internacional que ali ia carregar sal proveniente de suas importantes salinas. Tinha este um pequeno cais de betão armado para movimentação de mercadorias e passageiros. Com o propósito de melhorar essa situação, construiu-se um cais acostável, no âmbito do mesmo pacote que o da Boa Vista, e foi orçado em cerca de 476 mil contos.
 
Este porto localiza-se a cerca de um Km para NW da Vila do Maio, junto da antiga ponte dos ingleses.
 
Como todos os nossos portos, o Porto Inglês desempenha um grande papel na diminuição dos constrangimentos ligados à descontinuidade geográfica do nosso país.


Tráfego Portuário

Consulte aqui o tráfego de navios nos nossos portos em tempo real

Guias Portuários

  • Guia Porto da Praia
  • Guia Porto Grande