Notícias

PARABÉNS ENAPOR

01/09/2017

Parabéns ENAPOR

Há 35 anos que,com orgulho, fazemos parte da história de Cabo Verde

A 1 de Setembro de 1982, nascia a ENAPOR - Empresa Nacional de Administração dos Portos, E.P. Herdeira do património, desde infraestruturas, superestruturas da extinta Junta Autónoma, a ENAPOR surge com intuito de melhorar toda a estrutura organizacional da Gestão Portuária Cabo-verdiana, por forma a responder melhor às exigências impostas pela dinâmica do desenvolvimento do País e pela conjuntura dos mercados portuários e dos transportes internacionais.

Em Junho de 2001, a empresa passou a assumir a forma de Sociedade Anónima de Responsabilidade Limitada, por Decreto Regulamentar n.º 4/2001 de 4 de Junho. Tendo sido implementada uma nova estrutura orgânica, que pelas características, mostrava-se passível de garantir um eficiente exercício das atribuições cometidas a cada órgão e favorecer uma adequada adaptação às mudanças que se previa.

Até à data da transformação dos serviços públicos em empresa pública, existiam apenas os seguintes portos acostáveis de longo curso: Porto Grande, Porto Novo, Porto de Vale dos Cavaleiros em ruínas e o Porto da Praia em condições precárias. Os restantes portos não passavam de desembarcadouros onde se operava com o primitivismo inerente às condições terrenas, com ausência total de apoios mecânicos. Contava-se apenas com o rudimentar auxílio das lanchas a remos e paus de carga que operavam em função das condições do mar e do tempo, aliados ao esforço físico dos catraeiros e dos estivadores de terra, sujeitando-se obviamente, a mercadoria de trasfega a inúmeras quebras ou prejuízos materiais, muitas das vezes irrecuperáveis.

Se atentarmos à evolução histórica da ENAPOR, facilmente chegaremos à conclusão que é uma empresa com um passado rico no contexto da economia nacional e da formação do homem cabo-verdiano.

A grande preocupação foi sempre a modernização e o aperfeiçoamento da gestão em geral, mediante investimentos em infraestruturas, superestruturas, equipamentos e formação do pessoal, com o fim de se manter ao nível do desenvolvimento tecnológico e ao grande desafio que representa a constante reforma dos mercados.


Tráfego Portuário

Consulte aqui o tráfego de navios nos nossos portos em tempo real

Guias Portuários

  • Guia Porto da Praia
  • Guia Porto Grande