Notícias

Feira - Portos de Cabo Verde na Seatrade Europe

08/09/2017

 

Portos de Cabo Verde estiveram presentes na edição 2017 da Seatrade Europe, que decorreu de 6  a 8 de Setembro em Hamburgo, Alemanha.

A Seatrade Europe é a convenção internacional mais importante para o setor de cruzeiros e cruzeiros fluviais, fora dos Estados Unidos. É o fórum para o intercâmbio de ideias em uma atmosfera de trabalho altamente produtiva, para detectar tendências, excelente oportunidade para fazer contactos e para o desenvolvimento de negócios. De construtores de navios a destinos, de fornecedores de mobiliário interior e acessórios para especialistas em entretenimento - todos os segmentos relevantes da cadeia de valor do sector de cruzeiros estiveram presentes na Feira.

De forma a potenciar este negócio, os portos nacionais associaram-se à Cruise In the Atlantic Islands que integra as ilhas da Madeira, Las Palmas, Tenerife e Cabo Verde. A promoção conjunta do destino faz parte da estratégia de desenvolvimento, o que faz sentido, porque o negócio de cruzeiros faz-se em todo o mundo com base em regiões e itinerários próprios dos países que compõem as regiões. Este tipo de  promoção encerra vantagens como:

  • Notoriedade para os países que recebem o turismo de cruzeiro
  • Imagem de marca do destino
  • Poder de lobby
  • Alargamento da Network
  • Conhecimento e seguimento de novas tendências do negócio
  • Partilha de custo de promoção e consequente redução dos mesmos.

Cabo Verde é um país que apresenta excelentes condições naturais para o desenvolvimento do turismo de cruzeiro, além da sua localização geográfica possui um clima e um cenário natural favorável, os quais propiciam a prática deste turismo, que está em plena expansão em todo o mundo. Além das vantagens proporcionadas pelo cenário natural, o qual inclui, por exemplo, praias, montanhas, possui também infraestruturas capazes de oferecer um excelente serviço aos visitantes.

Aproveitando o momento de crescimento do tráfego internacional de cruzeiros, e em particular desta zona geográfica, Cabo Verde poderá representar uma alternativa para a Madeira e para as Canárias com relação ao tráfego de cruzeiros de médio percurso e cruzeiros regionais e Transatlânticos.

Recorde-se que durante o ano de 2016, Cabo Verde recebeu nos seus portos cerca de 77.423 passageiros e 127 escalas de navios. O porto que possui maior movimento é o Porto Grande com 48.627 passageiros e 56 escalas, mas os restantes portos tem vindo a registar um aumento nas diversas escalas e passageiros que recebem.

A participação de Cabo Verde enquadrou-se na política de expansão do Turismo de Cruzeiro e teve como objetivos:

  • Aumentar o número de Cruzeiros nos portos nacionais, atraindo turistas para o arquipélago
  • Aumentar a frequência com que os navios escalam os Portos
  • Potenciar os diversos portos como escala para navios de cruzeiros
  • Contribuir para o desenvolvimento económico do país

Em representação de Cabo Verde estiveram a ENAPOR, na pessoa do seu Presidente, Dr. Jorge Pimenta Maurício  e do Administrador-Delegado do Porto da Praia, Dr. Celso Martins e representantes da 3C.

 

 


Tráfego Portuário

Consulte aqui o tráfego de navios nos nossos portos em tempo real

Guias Portuários

  • Guia Porto da Praia
  • Guia Porto Grande