Atracação/Desatracação

A Atracação e Desatracação inclui um pacote de serviços prestados aos navios quando se encontram nos portos – entrada e estacionamento, amarração e desamarração de espias, assistência na atracação e desatracação e acostagem.

A Entrada e Estacionamento resume-se à utilização das águas portuárias a partir do momento em que o navio entra na área portuária até a sua partida. O local da âncora é indicado pelo piloto de barra ou pelo responsável do cais.

Na Amarração e Desamarração de espias, os serviços centram-se na disponibilização de lanchas passa-cabos e materiais de protecção dos navios, tais como balões e homens que ajudam na recepção e retirada dos navios dos cais.

A assistência na Atracação e Desatracação consiste em apoiar com rebocadores portuários os navios nas suas manobras para a acostagem e saída dos molhes acostáveis.O abrigo dos navios nos molhes acostáveis nos portos de Cabo Verde a fim de exercerem actividades comerciais, de reabastecimento e outras define-se por Acostagem e o período do mesmo começa a contar a partir do momento em que o navio encosta no molhe até a sua saída.