Empresa

Quem Somos

A ENAPOR

Sejam bem-vindos ao novo website da ENAPOR!

A administração da ENAPOR pretende que os Portos de Cabo Verde sejam estrategicamente orientados para uma gestão integrada de toda a cadeia de negócios logística e marítima, tendo em conta a simplificação de processos nas suas diferentes vertentes: transporte, produção, armazenagem, distribuição e outros serviços de valor acrescentado.

Um dos objectivos essenciais da Empresa é transitar de um sistema portuário tradicional (cadeia de transporte e distribuição) para um sistema portuário moderno (cadeia logística e de transporte), com o intuito de fazer da ENAPOR uma empresa forte, dinâmica e financeiramente sustentável.

Consciente do seu papel de prestadora de serviços portuários, de concessionária geral das infra-estruturas marítimas e portuárias, e ainda de promotora da integração da cadeia de negócios da “economia azul” em Cabo Verde, a ENAPOR tem vindo a implementar uma série de medidas direccionadas para a melhoria contínua dos seus serviços e da sua relação com os clientes. É nesse sentido que disponibilizamos esta nova ferramenta de comunicação, visando facilitar o contacto entre todos os portos do país e, principalmente, o acesso às informações de transacções comercias efectuadas com a ENAPOR de forma rápida, segura e organizada.

Aos nossos clientes e parceiros de negócios, deixamos aqui o reconhecimento pelo esforço realizado durante todos estes anos, esperando continuar a merecer a vossa confiança para o permanente desenvolvimento do sistema portuário nacional e, consequentemente, da economia de Cabo Verde.

Presidente do Conselho de Administração

Jorge Pimenta Maurício

Quem Somos

Criada a 1 de Setembro de 1982, a ENAPOR é uma sociedade anónima de capitais públicos, detidos directa e exclusivamente pelo Estado de Cabo Verde.

A sociedade, enquanto concessionária geral dos portos, tem por objecto a administração, gestão e exploração económica dos Portos de Cabo Verde, terminais e zonas de jurisdição portuária, cuidando da sua conservação, planeamento e desenvolvimento, abrangendo o exercício das competências e prerrogativas de autoridade portuária que lhe sejam ou venham a ser cometidas.

O portfólio da Empresa é constituído pelos serviços de pilotagem, reboque, amarração/desamarração, atracação/desatracação, equipamentos, tráfego de mercadorias, armazenagem, fornecimento de energia e água e  bunkering .

A Empresa está presente nas 9 ilhas habitadas do país, unindo-as entre si e ligando-as ao mundo, através de infra-estruturas que garantem a prestação de serviços com a qualidade e a segurança almejadas.

Com mais de 35 anos no mercado, a ENAPOR é uma das referências do sector empresarial cabo-verdiano, assentando o seu sucesso em profissionais qualificados e motivados, movidos pelo espírito de equipa e foco no cliente.

 Organização focada em garantir um serviço de excelência a todos os clientes.

Órgãos Sociais

 O modelo de governo societário em vigor na ENAPOR compreende uma estrutura organizativa constituída pela Assembleia-Geral, pelo Conselho de Administração e por um Fiscal Único, com poderes conferidos pelos Estatutos da Empresa, Estatuto do Gestor Público e leis aplicáveis ao sector público empresarial.


Missão, Visão e Valores

Trafego

MISSÃO

Garantir a prestação de serviços eficientes e de qualidade aos clientes dos Portos de Cabo Verde, assegurada por profissionais qualificados e motivados, com base em infra-estruturas e equipamentos adequados, com segurança e respeitando o ambiente e os requisitos técnicos mínimos estabelecidos, de maneira a potenciar a unificação do mercado interno e a sua integração competitiva na economia mundial, contribuindo, assim, para o desenvolvimento sustentável do país.

Fazer dos portos nacionais o elo privilegiado de unificação do mercado interno, a “âncora” da economia marítima nacional e um centro de prestação de serviços marítimo-portuários de referência internacional no Atlântico Médio, contribuindo activamente para a inserção competitiva de Cabo Verde na economia global.

Trafego

VISÃO

VALORES

Ambiente : ver a integração e a sustentabilidade ambiental das operações como um valor de dignidade corporativa.

Cliente : ter o cliente como o valor primeiro da nossa razão ser.

Inovação : procurar sempre a inovação com vista a uma maior competitividade.

Responsabilidade Social : além do desenvolvimento das nossas actividades económicas, que devem desenrolar-se de forma socialmente equilibrada e em benefício dos cidadãos em geral, procurar reservar uma atenção especial ao bem público e ao bem-estar e segurança dos nossos colaboradores e trabalhadores, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país por via da intervenção comunitária, através da promoção de acções de sensibilização da consciência ambiental e cívica.

Rigor : incrementar o nível individual de aperfeiçoamento em todas as execuções e exercícios das actividades portuárias.

Segurança : considerar a segurança um imperativo do sector marítimo e portuário.

Transparência : fazer uso da transparência nos procedimentos com os nossos stakeholders .

ORGANOGRAMA

Legislação

Bases da Concessão de Infraestruturas de Apoio a Actividade de Náutica de Recreio

Bases da Concessão dos Portos de Cabo Verde

BO_12-07-2004_20 (Regula bens domínio marítimo Estado)

BO_ Autorização a ENAPOR para Subconcessionar os principais Portos

BO_Minuta do Contrato de Concessão Geral dos Portos entre o Estado e ENAPOR

BO_Regula os Actos e Procedimentos de entrada e saída navios dos Portos Nacionais

BO_Regulamento dos Serviços de Pilotagem

Caderno Taifário


Estatutos da ENAPOR - BO_02-03-2018